Hospitais de Blumenau estão orientando equipes para que façam transfusões de sangue somente em situações de urgência e emergência. O motivo é a redução nos estoques do Hemosc, que enfrenta alta na demanda e uma queda de 45% nas doações. A escassez é maior para os tipos A+, O- e B-.
Continua depois da publicidade
> Receba via Whatsapp as principais notícias de Blumenau e região.
Um comunicado da agência transfusional do Hospital Santa Catarina ao corpo clínico e à direção técnica informa a suspensão de todas as cirurgias eletivas com a necessidade dos tipos sanguíneos em falta. Segundo o texto, um médico do Hemosc avaliará prioridades e o que não for urgente terá de esperar.
“Com nosso estoque de bolsas contingenciado, estamos liberando transfusões somente para casos mais graves e conforme o número de bolsas solicitadas, liberando um número inferior ao prescrito (as solicitações de bolsas pendentes serão atendidas conforme melhora dos estoques)”, informa o comunicado.
As assessorias dos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio confirmaram a escassez de sangue. Procedimentos de urgência e emergência estão sendo atendidos normalmente, mas pacientes estáveis são acompanhados para evitar a necessidade de transfusão.
Continua depois da publicidade
O Hemosc vem registrando redução nas doações em toda Santa Catarina. Além da queda nas doações, os estoques sofrem o impacto do volume de atendimentos de pacientes em quadro grave de Covid-19.
Como doar sangue
Para doar sangue em Blumenau, antes agende pelo telefone
(47) 3222-9800 ou pelo site www.hemosc.org.br.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.