Está em construção uma nova-velha parceria na política de Blumenau. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) está disposto a apoiar a candidatura a deputado estadual de Napoleão Bernardes (PSD), ex-colega de prefeitura entre 2016 e 2018. Embora em partidos diferentes, as circunstâncias das Eleições 2022 podem reunir a dupla.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
O Podemos tem Lucelma Baldi como pré-candidata à Assembleia, mas o projeto é de longo prazo, de olho numa cadeira na Câmara de Vereadores em 2024. Por isso, o prefeito deseja ajudar outras candidaturas que ampliem a representação de Blumenau a partir de 2023.
Contam com a simpatia dele nomes como Egídio Beckhauser (Republicanos), Marcos da Rosa (União Brasil) e João Paulo Kleinübing (União Brasil). Napoleão, porém, teria maior espaço político para devolver apoio ao prefeito. No caso, ao candidato dele à Câmara Federal, André Espezim (Podemos).
Napoleão diz que, nesta eleição, há parcerias suprapartidárias “autoexplicáveis”. Ele cita a aproximação do deputado Ismael dos Santos (PSD) com Marcos da Rosa, ambos ligados a movimentos religiosos, e do ex-deputado Paulinho Bornhausen (PSD) com o deputado estadual Laércio Schuster (Podemos), pela convivência anterior em outras legendas. Uma parceria com o candidato do prefeito estaria na mesma prateleira de fatos políticos que se explicam sozinhos.
Continua depois da publicidade
— Seria algo natural e muito bem-vindo — define.
Apesar das conversas, ainda não há sinalização pública de apoio de parte a parte. Nem previsão de quando isso ocorrerá.
Fora de Blumenau, Hildebrandt está comprometido com a candidatura a deputado estadual do ex-vereador de Taió Tiago Maestri (Podemos), no Alto Vale, e com a deputada Paulinha (Podemos), que tenta a reeleição. Em ambos os casos, Espezim é o beneficiário direto da parceria.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Carlos Moisés copia em SC visual bélico do presidente da Ucrânia
Blumenau vira pedestal para Moisés, com direito a café no Glória e palanque VIP
Festival Gastronômico de Pomerode terá quatro novos restaurantes
Sem alarde, pedágio da BR-101 Norte em SC passa a aceitar cartões de débito