Um grupo de voluntários está doando máscaras do tipo PFF2, usadas por profissionais de saúde, nos terminais de ônibus de Blumenau. Em três dias, 1,5 mil unidades foram entregues a passageiros do transporte coletivo nos terminais Proeb, Fortaleza e Garcia. Esse tipo de máscaras, chamado de N95 nos Estados Unidos, é um dos mais indicados para evitar o contágio pelo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A iniciativa, chamada de Blumenau Pela Vida, une cerca de 15 integrantes de sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda, como PSOL, PT e PCB. Segundo o economista Pedro Ivo Ferreira de Menezes, um dos organizadores, a ação é inspirada em experiências de outros estados, como o Qual Máscara, do Rio de Janeiro, e o PFF2 Para Todos, com atuação em vários estados. Entre os participantes em Blumenau há profissionais de saúde e professores.
> Qual a máscara mais segura contra o coronavírus?
O objetivo é disseminar informações sobre o uso de máscaras adequadas, que protejam de verdade contra o coronavírus, em especial contra as novas variantes, mais contagiosas. Desaconselhadas no início da pandemia, devido ao risco de escassez do equipamento em hospitais e ambulatórios, hoje as PFF2/N95 têm fornecimento regular e podem ser adquiridas em lojas especializadas ou via internet.
Continua depois da publicidade
Além das máscaras, os usuários de ônibus recebem materiais informativos sobre como usar e reutilizar o equipamento de proteção individual. Movimentos como o Blumenau pela Vida também pretendem cobrar do poder público ações de distribuição de máscaras como forma de reduzir o contágio por coronavírus, além de medidas de restrição de circulação e testagem em massa.
— Como tem camisinha para distribuição na Oktober, poderia ter um dispenser com máscaras nos terminais e em outros locais — compara Ferreira.
A ação não despreza as máscaras de tecido usadas pela maioria da população. São melhores do que não usar proteção alguma. Porém, as PFF2 têm mais camadas para filtrar o ar e vedam melhor nariz e boca. Elas podem ser reutilizadas sem a necessidade de lavar. Basta deixar a máscara descansando à sombra entre três e sete dias. Uma máscara desse tipo custa a partir de R$ 3, mas os valores ainda variam muito a depender da quantidade a ser adquirida.
O grupo de voluntários blumenauenses está buscando apoio para comprar um novo lote de máscaras e distribuir nos terminais urbanos. Para mais informações, acesse a página de Instagram Blumenau Pela Vida.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.