Metade das obras nas rodovias federais de Santa Catarina prometidas pelo governo Lula para janeiro foram, de fato, entregues no primeiro mês do ano. Conforme cronograma divulgado pelo Ministério dos Transportes no dia 18, cinco melhorias deveriam ser concluídas até o dia 31 nas BRs 470, 280 e 282. Duas estão prontas, duas atrasaram e uma foi liberada ao tráfego parcialmente.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O cronograma é um conjunto de intenções do ministério comandado por Renan Filho (MDB) para os primeiros 100 dias de gestão. Embora não tenha sido cumprido à risca já na largada, representa um avanço porque permite à população acompanhar o andamento dos trabalhos. Em Santa Catarina, são ao todo 15 melhorias previstas. Cinco delas foram anunciadas para janeiro.

Ficaram prontas no prazo a passarela da BR-280 no Km 50, em Guaramirim, que passou por acabamentos em janeiro, e o trevo de acesso ao distrito de Sede Figueira, em Chapecó, na BR-282.

Na BR-280, o trevo de acesso ao distrito industrial de Corupá, no Km 79,9, foi aberto ao trânsito, mas as obras complementares ainda não terminaram.

Continua depois da publicidade

Por fim, as duas entregas previstas para a BR-470, em Indaial, atrasaram. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tanto o acesso ao Bairro Carijós quando a liberação de um quilômetro de pistas duplas na mesma localidade foram prejudicados pelas chuvas deste verão. O órgão federal não divulgou novo prazo.

Para fevereiro, todos os itens incluídos no cronograma do Ministério dos Transportes dizem respeito à BR-470. Segundo o DNIT, os prazos estão mantidos para todas as obras.

Obras em SC

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Cobrança por mais ônibus em Blumenau une 70 associações de moradores

Rombo que Blumenau terá com ICMS dos combustíveis daria para comprar o Sesi

Prefeito de Blumenau diz não ser obstáculo para montagem do governo Jorginho

Blumenau vive ascensão simultânea de mulheres a postos de comando