Com o dinheiro que o governo de Santa Catarina comprometeu-se a investir na BR-285 (R$ 15 milhões) prestes a acabar, o Ministério da Economia resolveu puxar o cobertor curto e tirar R$ 20 milhões da duplicação da BR-280. Pior para a rodovia do Norte, que também deve consumir todos os R$ 50 milhões oferecidos pelo Estado em poucas semanas.
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Se mantido o ritmo atual de pagamentos, dentro de mais um mês as duas rodovias retornarão à dura realidade de depender exclusivamente do orçamento federal. A situação é mais delicada na BR-285, onde as obras já consumiram R$ 14,7 milhões do caixa catarinense. O orçamento de R$ 25 milhões providenciado pela União em 2022 também já foi todo aplicado.
Em julho, o Ministério da Economia transferiu R$ 20 milhões do orçamento federal da BR-280 para a BR-285. Não explicou o motivo. Procurado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não respondeu à coluna. Ao resolver o problema no Sul, deixou à mostra a inação de Brasília nas outras frentes de trabalho em Santa Catarina.
Na BR-280, restam cerca de R$ 7 milhões dos R$ 50 milhões doados pelo Estado para duplicar a rodovia. Neste caso, o governo federal desembolsou, desde janeiro, menos de R$ 850 mil na obra, que vai de Jaraguá do Sul até São Francisco do Sul. Mesmo com a perda recente de R$ 20 milhões, ainda restam pouco mais de R$ 75 milhões parados em Brasília.
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Na BR-470, já foram gastos cerca de R$ 130 milhões dos R$ 300 milhões que SC prometeu à União. De Brasília, os primeiros caraminguás de 2022 devem pingar neste mês. Até agora, existem R$ 11 milhões empenhados. Rigorosamente nada pago às empreiteiras. Ou seja, em 2022 a duplicação tem dependido exclusivamente do Estado.
Ocorre o mesmo na reforma da BR-163, no Oeste, que tem quase R$ 27 milhões orçados, mas até agora nada investido de fato pelo governo federal. Enquanto isso, o Estado já aportou cerca de R$ 50 milhões na mesma obra.
Está evidente: onde existe dinheiro de Santa Catarina disponível, Brasília parou de investir.
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