O Conselho Universitário da Furb vota, nesta quinta-feira (5), uma minuta de acordo para transferir ao Alertablu a responsabilidade sobre a prevenção de cheias do Rio Itajaí-Açu. A negociação entre reitoria e município significa, na prática, a extinção do Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops) nos moldes em que foi criado. A decisão será tomada em meio a uma enchente em Blumenau.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Na manhã desta quarta, o Alertablu já tem fornecido as projeções do nível do rio, com o auxílio do professor Ademar Cordero, que está aposentado do Ceops, mas permanece atuando na Furb. Logo cedo, Cordero fez a previsão de 8,50 metros para 14h. Ao longo da manhã, como estava em aula, o Alertablu assumiu o serviço sozinho. À tarde, o professor deve fazer uma nova projeção em conjunto com o município, agora para o período noturno.

O Consuni votará as condições descritas em um “termo de cessão de uso de bens e assunção de obrigações”. Entre os documentos a serem analisados estão a avaliação econômica dos bens da Furb a serem cedidos e um parecer jurídico sobre o assunto. A votação estava marcada para a reunião de semana passada, mas não houve quórum.

Essa transferência de responsabilidade vem sendo negociada há cerca de dois anos. Enquanto o Alertablu assume gradativamente o o monitoramento do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, a Furb manifestou que não tem condições e interesse de seguir investindo no serviço. Os quatro professores e pesquisadores mais envolvidos no projeto já se aposentaram. O técnico em meteorologia Mário de Oliveira é hoje o único na ativa, mas está em licença prêmio.

Continua depois da publicidade

Com o avanço do acordo, o Ceops passa a concentrar-se em projetos de pesquisa e na elaboração de laudos técnicos. Há a intenção de que professores da Furb ajudem a treinar servidores do Alertablu, mas a minuta do acordo ainda não foi divulgada.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Rio Itajaí-Açu em Blumenau inunda parte das obras da Prainha

Nível do Rio Itajaí-Açu deve atingir 8 metros ao meio-dia em Blumenau, prevê Defesa Civil

Rio do Sul enfrenta situação de enchente e Itajaí-Açu passa dos 8 metros

Quinta-feira é de alerta para chuva forte em cinco regiões