A Universidade Regional de Blumenau (Furb) anunciou nesta segunda-feira (19) que retomará atividades de ensino presencial a partir de 3 de novembro. Uma pesquisa junto à comunidade acadêmica servirá de base para que cada curso defina quais turmas voltam a frequentar as salas de aula.
Continua depois da publicidade
> Receba as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
O retorno presencial não será obrigatório. Quem preferir seguir assistindo às aulas pela internet, terá essa alternativa. Segundo nota divulgada pela reitoria da Furb, um plano de retorno gradual, com os detalhes da operação, será encaminhado à comunidade acadêmica por e-mail.
Com a autorização concedida pelo governo do Estado e a definição do Plano Municipal de Contingência, universidades também podem receber os estudantes em sala gradativamente. Isso desde que a situação do coronavírus não volte a se agravar, piorando a matriz de risco regional. Hoje, o Médio Vale está na cor amarela no mapa (risco). Caso retorne à laranja (grave), as atividades presenciais voltarão a ser suspensas.
Os servidores da Furb voltarão às jornadas integrais de trabalho no modo presencial, exceto os que estiverem nos grupos preferenciais para o teletrabalho.
Continua depois da publicidade
Coronavírus em Blumenau
O número de casos novos de coronavírus em Blumenau voltou a crescer nas últimas semanas. A média móvel diária passou de 30 diagnósticos por dia, no fim de setembro, para 68 neste domingo (18). É um movimento que lembra a disparada do fim de junho.
Aglomerações aos fins de semana, volta às aulas presenciais em escolas e universidades e a circulação de ônibus com 75% da capacidade a partir desta segunda (19) formam um cenário preocupante para os últimos meses do ano.
A situação de alta no número de casos não combina com decisões que ampliam a convivência de pessoas em ambientes fechados.