Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) visitará a Furb e o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau no dia 10 de julho. A secretária de Ensino Superior, Denise Pires de Carvalho, e técnicos da pasta vão conhecer as estruturas das instituições na cidade. Enquanto a UFSC tem planos de expansão à vista, a Furb está produzindo estudos junto ao ministério para o projeto de federalização. A visita pode aproximar as duas reivindicações.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A visita foi confirmada à coluna pela deputada federal Ana Paula Lima (PT), que advoga pela fusão do campus da UFSC e da Furb numa nova universidade federal em Santa Catarina.

— São duas instituições interessantes, fortes e competentes. Não gostaria que a UFSC alugasse um outro espaço se nós temos a estrutura da Furb. Seria um excesso de gastos — opinou.

Na segunda-feira (12), o deputado Pedro Uczai (PT) havia apresentado um novo projeto de lei à Câmara dos Deputados prevendo a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) a partir da Furb e do campus da UFSC. Existe um outro projeto, de teor semelhante, tramitando no Senado. O autor é o atual governador Jorginho Mello (PL).

Continua depois da publicidade

Durante a visita a SC, a secretária do MEC também deve conhecer o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Gaspar.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

PT age para isolar Jorginho na campanha pela Furb Federal, em Blumenau

Com obras paradas há cinco meses, aeroporto em SC fica sem voos noturnos

Como Blumenau vai organizar o trânsito do Centro durante as obras na ponte da Rua XV

Hildebrandt veta lei contra a inauguração de obras inacabadas em Blumenau