A reitoria da Universidade Regional de Blumenau (Furb) criou um Conselho de Federalização para acompanhar a proposta de repassar a instituição municipal ao governo federal. O grupo inclui representantes da prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), dos servidores, dos estudantes e da própria universidade. O objetivo é monitorar as tratativas em Brasília e oferecer argumentos em defesa do projeto.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Em outubro, o senador Jorginho Mello (PL) apresentou projeto de lei ao Senado para criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) com recursos e servidores cedidos pela Furb. Noutra frente, Mello e a reitora Marcia Sardá Espíndola tentam incluir a instituição de Blumenau nos planos do MEC de abrir novos campi federais.

O conselho, a ser instalado oficialmente nesta sexta-feira (12), será presidido pelo professor Clóvis Reis, que já havia liderado o Comitê Pró-Federalização da Furb.

— O objetivo é resgatar a mobilização de quando chegamos bem perto de federalizar e batemos na trave. Uma universidade federal forte aqui, com a história da Furb, produz uma série de impactos sociais, econômicos, políticos e culturais — analisa.

Continua depois da publicidade

Outras duas vezes a possibilidade de federalização havia sido encampada, sem sucesso. A primeira foi na década de 1980, com um projeto do então deputado Renato Vianna (MDB). Depois, já nos anos 2000, o ex-senador Leonel Pavan (PSDB) fez nova tentativa. Durante o governo Dilma Rousseff (PT), o Ministério da Educação chegou a destinar orçamento para que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrisse um campus em Blumenau com apoio da Furb. Porém, o campus veio, mas sem qualquer parceria com a instituição pública municipal.

Integrantes do conselho

Alexandre Matias, vereador

Anderson da Rosa, secretário municipal de Administração

Ciel Antunes de Oliveira Filho, professor do Departamento de Administração

Clóvis Reis, professor do Departamento de Comunicação

Emanoela Schubert de Freitas, auxiliar de serviços administrativos na Furb

Luis Gustav Pscheidt, representante do DCE

Márcio Cristiano de Souza Rastelli, representante do Sinsepes

Marcos Belicanta, representante da Acib

Sandra Krieger Gonçalves, professora do Departamento de Direito

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Concurso da prefeitura de Blumenau abre inscrições e salários vão até R$ 18 mil

Servidora da Assembleia Legislativa de SC sofre acidente de rafting e morre no hospital

Blumenau vai conceder parte do ginásio Galegão à iniciativa privada

Empreiteira desiste de construir viaduto em Blumenau e obras vão atrasar