Mau uso, vandalismo e falta de manutenção. Problemas comuns em espaços urbanos de Blumenau já podem ser observados na Rua Curt Hering, no Centro, menos de um ano após a inauguração. Balizas arrancadas, poste entortado, tampas metálicas furtadas e pichações no mobiliário começam a degradar o cenário recém-reformado. A prefeitura afirma que a obra está na garantia e cobrará a manutenção da empresa responsável.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Na esquina com a Rua Caetano Deeke, uma das balizas arrancadas deixou à mostra fios de eletricidade, que estão protegidos apenas por fitas isolantes. Um estacionamento vizinho providenciou um cone para que ninguém pisasse em cima. Em quase todas as entradas e saídas da Curt Hering há um desses pequenos postes tortos, atingidos por motoristas descuidados.
Veja a galeria
Além do descuido, há a depredação deliberada: rabiscos em bancos e lixeiras e pesadas tampas de bueiros desaparecidas, provavelmente pela ação dos ladrões de metal. Segundo a assessoria da Secretaria de Manutenção Urbana de Blumenau, mesmo os atos de vandalismo devem ser consertados usando a garantia do contrato com a empreiteira que executou a obra, concluída em setembro do ano passado.
Convém fazer a manutenção já. Para não perder a garantia e muito menos o charme da reforma que custou R$ 2,6 milhões.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Rodoviária de Blumenau terá mais lojas e até ar-condicionado
Vereadores de Blumenau concedem status de utilidade pública a associação cervejeira
A doença que mais afasta servidores de Blumenau do trabalho em 2022
Visitantes encontram portões fechados no Morro do Spitzkopf em Blumenau