O Ministério Público arquivou inquérito que averiguava investimentos da prefeitura de Blumenau no Festival Brasileiro da Cerveja, evento promovido pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), entidade privada sem fins lucrativos. O promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz havia aberto a investigação em 2019, após denúncia anônima.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp. É só clicar aqui.

Embora tenha considerado “impróprios” aportes de R$ 59 mil em ações de divulgação e promoção do evento, o promotor os considerou modestos e “sem potencial lesivo, se comparados aos benefícios trazidos pelo evento à economia local”. Só de locações para o festival, a Vila recebeu diretamente R$ 85 mil, por exemplo. Sem contar o movimento no comércio, restaurantes, hotéis…

O Festival Brasileiro da Cerveja 2021 está agendado para ocorrer entre 10 e 13 de março de 2021.

Magia de Natal

Gustavo Mereles também é o promotor responsável pela investigação sobre os custos com a iluminação do Magia de Natal 2019. O representante do Ministério Público questiona o plano do município de delegar à Ablutec a instalação da decoração, mediante pagamento — decisão que acabaria revertida. Neste caso, ainda estão sendo colhidos documentos e depoimentos.

Continua depois da publicidade

A Ablutec reúne seis entidades ligadas ao turismo de Blumenau e vem conquistando protagonismo na organização de eventos. As ações do MP vêm no sentido de deixar mais claro o que é de interesse público e o que é privado nessa relação.