A Festitália vai mudar em 2023. O Lira Circolo Italiano de Blumenau decidiu adotar um novo formato para o evento, que chegará à 28ª edição em julho. As mudanças incluem desfiles, a substituição do bufê por um cardápio variado de restaurantes e atrações musicais contemporâneas. No embalo da Oktoberfest, o desejo é que a festa extrapole a comunidade de descendentes e seja abraçada por todo o Médio Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Nesta semana, o Lira Circolo acertou parceria com o ex-secretário de Turismo Norberto Mette. Ele vai assumir a organização, contando com a parceria do clube italiano e do município. A meta de partida é dobrar o público da Festitália, que reuniu 30 mil pessoas em 10 dias neste ano.
— Precisamos manter os fundamentos, mas não quer dizer que devemos ficar presos a um formato antigo. O público jovem tem de ser contemplado também — defende Mette.
A renovação planejada será perceptível nas atrações musicais. Mette quer grupos de rock italiano e artistas de repercussão nos palcos da Festitália. Algo que já ocorreu na década de 1990, quando cantores como Mafalda Minnozzi apresentaram-se. O resultado esperado lembra o que a Oktoberfest alcançou com os rapazes do VoxxClub.
Continua depois da publicidade
Comunidades italianas vizinhas, de municípios como Rodeio, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Ascurra serão convidadas a participar de maneira mais ativa. Uma das ideias é promover desfiles com representações de cada cidade.
Nos pavilhões da Vila Germânica, além de vinho o cardápio de bebidas incluirá artesanais artesanais do Médio Vale. Porque “italiano também bebe cerveja”, enfatiza o novo organizador.
O presidente do Lira, Cacidio Girardi, explica que o desejo é “envelopar” Blumenau com as cores da Itália no mês de julho e estimular toda a população a vestir-se de Festitália. Com traje típico, inclusive.
Os detalhes das mudanças serão acertados ao longo dos próximos meses, período em que também ocorrerá a captação de recursos para o evento.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Ivan Naatz convida prefeito de Blumenau a se filiar ao PL
Praça semidestruída em Blumenau finalmente será reformada
Onde Blumenau vai começar a investir o empréstimo milionário do Fonplata
Instituição de Blumenau vai comemorar 100 anos com sessão no Senado