Uma faixa de mar onde rios encontram a água salgada, em Florianópolis, será batizada com o nome de um catarinense ilustre. O Estuário Fritz Müller está prestes a ser oficializado em lei, que já foi aprovada pela Câmara de Vereadores da Capital e está à espera da sanção do prefeito Gean Loureiro (DEM). A área compreende toda a Beira-Mar Norte até a ponta do Saco Grande.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Fritz Müller, que terá os 200 anos de nascimento celebrados em 2022, viveu entre 1856 e 1867 na Praia de Fora, atual Beira-Mar Norte. Ele deixou a colônia Blumenau durante esse período para trabalhar como professor do Liceu Provincial, mas a temporada na então cidade de Desterro acabou ficando marcada pelas pesquisas com crustáceos que ajudaram Charles Darwin a comprovar a Teoria da Seleção Natural das Espécies. A maior parte dessas pesquisas ocorreu na área delimitada.

A ideia da lei partiu do geógrafo e botânico Marcelo Vieira Nascimento, que está escrevendo um livro sobre a passagem do naturalista pela Ilha. Ele deseja que, no futuro, o estuário dos rios Itacorubi e do Sertão seja relacionado a Fritz Müller da mesma maneira que o Arquipélago de Galápagos, no Equador, está conectado a Darwin.

Fritz Müller 200 Anos

Grupos organizados em Florianópolis e em Blumenau, com a participação de entidades e órgãos públicos, trabalham para organizar uma intensa programação, em 2022, para comemorar o bicentenário de Fritz Müller. Estão previstos o lançamento de livros, exposições e cerimônias oficiais. Entre as novidades está a tradução de cartas inéditas trocadas entre o naturalista catarinense e Darwin.

Continua depois da publicidade

Fritz Müller nasceu na Alemanha, em 31 de março de 1822. Embora fosse um intelectual de extensa formação, emigrou para Santa Catarina em 1852 como colonizador. Ele naturalizou-se brasileiro e nunca mais deixou o Estado, onde produziu mais de 250 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Fritz morreu em 1897.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Correção

Até 13h50min a coluna informou a data de nascimento de Fritz Müller​ com o ano de 2022. O naturalista nasceu em 31 de março de 1822. A versão acima já está corrigida.

Leia também

Duplicação da BR-470 deixa a vida dos pedestres para depois

Acusado de matar engenheiro de Blumenau vai a julgamento em Curitiba

Escadaria do Frohsinn, em Blumenau, vai virar uma “cachoeira de concreto”

Vacinação no Brasil ultrapassa EUA e explica por que a Pfizer insistiu tanto