Um minúsculo crustáceo descoberto por Fritz Müller no século XIX em bromélias do Vale do Itajaí é uma das atrações da exposição De Repente, Extraordinária!, em comemoração aos 200 anos do naturalista, que recebe visitantes neste feriadão de Tiradentes em Florianópolis. O Elpidium bromeliarum pode ser visualizado em um microscópio oferecido aos visitantes em plena Beira-Mar Norte, na Capital.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Esse crustáceo foi descrito por Fritz em 1880. Ele é facilmente encontrado em bromélias brasileiras, mas tem o tamanho de um grão de gergelim. O naturalista foi o primeiro a descrever a espécie. O local da exposição fica nas proximidades de onde Fritz Müller provavelmente morou, na Capital, entre 1856 e 167.

Fritz Müller foi o primeiro a descobrir o crustáceo em bromélias
Fritz Müller foi o primeiro a descobrir o crustáceo em bromélias (Foto: Divulgação)

> Acesse o especial Caminhos de Fritz Müller.

A exposição retoma atividades presenciais nesta semana, após uma pausa para a Páscoa, com atrações extras que demandam inscrição prévia. Estão abertas inscrições no site da exposição para oficina de fotografia e tour guiado com monitores e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação continua até o dia 29 de maio.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Leitura da bíblia nas sessões da Câmara de Blumenau é derrubada pelo TJ

Oktoberfest Blumenau define a nova cervejaria oficial

Símbolo nazista é pichado em placa de igreja em Pomerode

Duplicação da BR-470 tem outro viaduto liberado ao trânsito