O Exército prevê concluir a ponte provisória de metal sobre o Rio das Pombas, em Pouso Redondo, na BR-470, até o fim de semana. Segundo o Comando Militar do Sul, o serviço está na fase final e não parou por causa das chuvas. A enchente, por outro lado, inundou um desvio provisório construído pela prefeitura. Desde o fim de abril, o trânsito da rodovia federal está passando pelo município porque uma ponte apresentou problemas estruturais e teve de ser interditada.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Imagens divulgadas pelo Exército mostram a ponte metálica de 45 metros de extensão já instalada de uma ponta a outra do rio. Ela fica paralela à travessia na BR-470 interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os militares estão trabalhando 18 horas por dia.
Logo adiante, máquinas do município haviam feito um caminho no meio do rio e instalado tubos, numa espécie de canalização. Veículos passavam por cima desde o último fim de semana. Agora, a prefeitura aguarda o nível do rio baixar para verificar o que sobrou da obra emergencial.

Nos desvios existentes pelo trânsito urbano de Pouso Redondo, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e prefeitura tentam manter as ruas em condições de tráfego após as chuvas. O trânsito de caminhões da BR-470 funciona no sistema pare e siga porque as vias não comportam veículos de grande porte.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia mais
Projeto da Havan não fica no Centro Histórico de Blumenau, diz Iphan
Furb vota extinção do Ceops de Blumenau e acordo com Alertablu
Rio Itajaí-Açu em Blumenau inunda parte das obras da Prainha
De onde virá o dinheiro para Blumenau comprar o Complexo do Sesi