O ex-vereador Jens Mantau (PSDB) foi exonerado, nesta segunda-feira (27), do cargo de diretor de Obras Comunitárias da Secretaria de Obras, em Blumenau. Ele ocupava a função na prefeitura depois de 28 anos consecutivos de mandatos na Câmara. A saída tem a ver com a chegada do filho de Jens, Fernando Mantau (PSDB), ao Legislativo. A posse será na tarde desta terça.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Fernando Mantau é o segundo suplente tucano. Ele assumirá a cadeira na Câmara no lugar de Sylvio Zimmermann (PSDB), que foi nomeado secretário de Cultura e Relações Institucionais. O vereador titular é Alexandre Matias (PSDB), que também deixou o Legislativo para atuar no Executivo, como secretário de Educação.
Segundo Fernando, a exoneração do pai ocorre por cautela, porque há dúvidas sobre a possibilidade do caso vir a ser enquadrado como nepotismo cruzado. Ou seja, o filho vereador supostamente agindo em benefício do pai comissionado — embora Jens Mantau exerça o cargo desde 2021.
O PSDB pretende fazer um rodízio de suplentes na Câmara de Vereadores, mas ainda não definiu como funcionará. Enquanto Mantau permanecer na cadeira, o pai permanecerá fora do governo.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Mais um viaduto da BR-470 é liberado ao trânsito
Jorginho e Hildebrandt sondam humor do governo Lula sobre a Furb
Solução à vista para a ponte da BR-470 com risco de colapso estrutural
Cidades do Vale Europeu procuram “irmãs” em região da Alemanha