Um estudo contratado pela prefeitura de Blumenau para embasar a contratação de radares eletrônicos de velocidade no trânsito indicou o uso dos chamados “pardais” em número bem maior do que de lombadas eletrônicas. Conforme o documento ao qual a coluna teve acesso, seis pontos da cidade terão os redutores (lombadas), enquanto outros 40 terão controladores, aparelhos que ficam à margem da pista, como nas rodovias. Em outros 27 locais, a sugestão é implantar controladores de velocidade acoplados aos semáforos.

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A contratação do estudo foi uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecida em 2020, logo depois do contrato com a antiga fornecedora de lombadas eletrônicas em Blumenau ter sido encerrado. A empresa Km Zero avaliou locais apontados pelo município como críticos para a segurança no trânsito. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), os locais foram classificados de acordo com as estatísticas de acidentes, em especial os graves.

Conforme o estudo, todos os pontos indicados pelo município têm necessidade de fiscalização eletrônica para reduzir o risco de acidentes. Além dessa confirmação, a empresa indicou qual equipamento era o mais indicado para cada situação.

Segundo a SMTT, o estudo servirá de base para a licitação, mas não necessariamente todos os locais e faixas de trânsito sugeridos pela Km Zero serão contemplados. O edital de licitação ainda está sendo elaborado pela prefeitura de Blumenau.

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