André Espezim (Podemos), secretário de Comunicação de Blumenau, sacramentou nesta quinta-feira (23) o que havia dito à coluna na terça: não assumirá o cargo de Coordenador Regional de Infraestrutura do governo Jorginho Mello (PL). Decisão que deixa exposta uma aresta entre Mário Hildebrandt (Podemos) e Ivan Naatz (PL). A estratégia política cautelosa do prefeito, de olho na própria sucessão em 2024, foi classificada como “biquinho” pelo deputado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Espezim é o segundo secretário de Hildebrandt a dizer “não” ao governo estadual. Em janeiro, Marcelo Greuel (Podemos), do Turismo e Lazer, havia negado convite para assumir a congênere estadual. Alegara razões pessoais e compromissos profissionais na prefeitura.
Patricia Lueders, que deixou a Educação de Blumenau para ser secretária-adjunta de Estado em Florianópolis, de início também relutou. Acabou convencida, dando argumento a Hildebrandt para garantir que “não é obstáculo” aos convites.
André Espezim
No caso de André Espezim, entretanto, o constrangimento é nítido. O secretário de Comunicação queria a Coordenação de Infraestrutura. Atuaria em 55 municípios, atendendo prefeitos, vereadores e líderes regionais. Poderia acumular capital político para o futuro e ajudar a resolver pendências nas rodovias do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
O secretário diz ter aberto conversas via MDB para obter o posto. Também envolveu o gabinete de Naatz, que agiu junto à Casa Civil para providenciar a nomeação, sacramentada no Diário Oficial de sexta-feira (17). O deputado diz que Espezim entregou a documentação para ser nomeado. O secretário nega.
Porém, como a conquista acabou demasiadamente associada a Naatz, o próprio nomeado recuou. A informação de que Espezim não assumiria fez o deputado ligar para Hildebrandt, quarta-feira. Naatz afirma não ter ouvido objeção à movimentação do subordinado. O prefeito não se manifestou publicamente.
Na quarta-feira à tarde, porém, Espezim reuniu-se com o prefeito em Blumenau. Ato seguinte, anunciou o “Fico” por meio de nota. Falou em “carta branca” de Hildebrandt para assumir o cargo, mas concluiu que pode contribuir mais na prefeitura.
Eleições 2024
Naatz planeja candidatar-se a prefeito de Blumenau pela quinta vez nas Eleições 2024 e gostaria de contar com o apoio da máquina municipal. Em outubro de 2022, fez um convite público para que o prefeito se filiasse ao PL e liderasse a própria sucessão a partir da legenda. Hildebrandt permaneceu no Podemos observando os desdobramentos das transições de poder federal e estadual. Por enquanto, a candidata do governo é a vice, Maria Regina de Souza Soar (PSDB).
Continua depois da publicidade
Nomes próximos a Hildebrandt ocupando cargos no governo catarinense por influência de Naatz poderiam funcionar como pontes para a aliança futura. E também serviriam para sinalizar a Jorginho Mello que os planos do deputado para 2024 podem encorpar. A forma pouco discreta como a aproximação ocorre, no entanto, deixa desconfortável o entorno do prefeito.
A Carta Aberta que Naatz publicou no Instagram quarta-feira, chamando as negativas de “biquinho” e “intransigência”, tornou público o clima ruim. O texto, entretanto, faz um alerta tão óbvio quanto importante: “A vaga que a gente não ocupa, outro ocupa”.
A Secretaria de Estado de Turismo acabou com Evandro Neiva, de Itajaí. Blumenau não tem secretário no governo Jorginho.
Correção
Até 13h48min desta sexta-feira (24), a coluna informou que André Espezim teria entregue os documentos necessários para ser nomeado pelo Estado. Espezim, porém, garante que só teve a documentação solicitada pela Casa Civil depois da nomeação já ter sido publicada no Diário Oficial.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Ônibus “frescão” de Blumenau atenderá toda a linha Troncal 10 só no próximo verão
Vereador assume Secretaria de Cultura em Blumenau
Secretário de Cultura de Blumenau é demitido por telefone
Asfalto da BR-470 em Blumenau vira “sabão” nos dias de chuva