O governo de Santa Catarina devolveu à prefeitura de Blumenau um terreno que havia sido doado para a construção de um complexo da Polícia Civil na cidade. O delegado-geral, Ulisses Gabriel, enviou ofício ao município no dia 14 de abril informando que, por razões financeiras, não pode construir a estrutura e consolidar a doação feita há um ano e meio. A decisão já provoca repercussões políticas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O terreno doado fica às margens da Via Expressa, no bairro Fortaleza, e tem 12 mil metros quadrados de área. Em dezembro de 2021, a Câmara de Vereadores de Blumenau havia autorizado a doação à Polícia Civil, desde que o complexo policial fosse erguido num prazo de três anos. Ou seja, sem obra até dezembro de 2024, o imóvel voltaria ao patrimônio municipal naturalmente.
Falta orçamento para executar a obra, segundo a Polícia Civil em Florianópolis. No fim do ano passado, ainda como deputado estadual, Ismael dos Santos (PSD) havia incluído uma emenda não impositiva de R$ 9 milhões no orçamento de 2023, mas ela acabou vetada pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos). O prédio teria três pavimentos, onde funcionariam a Central de Polícia as divisões de investigação (DICs), a delegacia que atende à região Norte de Blumenau e uma das delegacias especializadas.
A atual delegada-regional, Juliana de Souza Tridapalli, disse que ficou sabendo da devolução do terreno nesta segunda-feira (24). Na avaliação dela, além da melhoria nas condições de trabalho dos policiais, a obra representaria economia em aluguéis para o Estado.
Continua depois da publicidade
Repercussão
O tema já provoca repercussões políticas. O deputado estadual Ivan Naatz (PL) tuitou, segunda-feira à noite, que “a bancada de Blumenau vai reagir forte em contrariedade à decisão do Delegado Geral do Estado de devolver ao município a área destinada à construção” do complexo policial. Naatz é da base do governo Jorginho Mello (PL) na Assembleia Legislativa.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Por que a ex-rainha da Oktoberfest Blumenau está processando a festa
Blumenau aposta em nova rotatória para evitar acidentes na Rua General Osório
Investidores querem construir 12 usinas hidrelétricas no Rio Itajaí-Açu
Da imigração aos 7 a 1, novo museu em SC aborda relações entre Brasil e Alemanha