Uma lenda que envolve o escritor português Luís de Camões, sua obra maior, Os Lusíadas, e uma chinesa por quem se apaixonou é o ponto de partida de Dinamene, 21º livro do escritor e professor da Furb Maicon Tenfen. O romance conta a história de amor multicultural tendo como pano de fundo a criação do poema que ajudou a forjar o idioma e a identidade de Portugal.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Tenfen parte de uma célebre história envolvendo Camões em um naufrágio no Rio Mekong, na Ásia. Enquanto o navio em que viajava ia a pique, o escritor teria enfrentado o dilema de salvar das águas a amada, Tin Na Men, ou o manuscrito de Os Lusíadas. Não é preciso dizer que a obra chegou aos tempos atuais. Em Dinamene, porém, o escritor de Blumenau reverte a lenda corrente e imagina a vida de Camões em Macau após salvar a garota — e perder o livro. O romance está à venda em livrarias online e em breve deve chegar às lojas físicas.

Em 2015, outro livro de Tenfen, “Quissama — O Império dos Capoeiras“, foi finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. No obra, o escritor também assume um contexto histórico (a Guerra do Paraguai e o Brasil Império) para desenvolver a narrativa ficcional.
Em 2018, outro romance, “O Manuscrito“, uma biografia alternativa do poeta Álvares de Azevedo, foi finalista do Prêmio Leya de Literatura.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.