Santa Catarina vai ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). O escritor e professor universitário Godofredo de Oliveira Neto, natural de Blumenau, ocupará a cadeira 35 da instituição. Ele recebeu 22 votos na eleição desta quinta-feira (9). A coluna havia antecipado, em abril, que as chances do catarinense eram grandes na segunda candidatura dele.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Godofredo assume o lugar de Cândido Mendes de Almeida, que faleceu no dia 17 de fevereiro deste ano. Ele é um representante das Letras após uma sucessão de escolhas da academia que privilegiaram nomes como o compositor Gilberto Gil, o economista Eduardo Gianetti, o advogado Paulo Cavalcanti e o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.
Nascido em Blumenau em 1951, Godofredo de Oliveira Neto começou a escrever já na adolescência. Mudou-se para o Rio de Janeiro na época da faculdade. Depois estudou em Paris, onde formou-se em Letras e cursou o mestrado. O doutorado, também em Letras, foi na mesma UFRJ onde leciona até hoje.
O escritor publicou 21 livros de contos e romances. Entre os mais conhecidos estão O Bruxo do Contestado (1996) e Amores Exilados (2011), obras que mesclam ficção com episódios da história brasileira, como a Guerra do Contestado, em Santa Catarina, e a ditadura militar de 1964-1985. Dois dos romances foram traduzidos para o francês.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Escritor de Blumenau faz tour nos Estados Unidos para divulgar livro
Blumenau recebe proposta para reformular o Museu Fritz Müller
Pomerode terá ponte de madeira à moda antiga no centro turístico
Lançamento da Oktoberfest Blumenau terá ato político, novas atrações e uma surpresa