Um escritor nascido em Blumenau largou entre os favoritos à eleição para escolher o novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Godofredo de Oliveira Neto, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concorre à cadeira 35, que terá um nome definido em junho. Ela era ocupada pelo acadêmico Candido Mendes de Almeida, que morreu em fevereiro.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O blumenauense é visto como representante das Letras após uma sucessão de eleitos com outras origens profissionais, embora todos tenham livros publicados. Desde o ano passado, entraram na ABL nomes como a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil, o economista Eduardo Gianetti, o advogado Paulo Cavalcanti e o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. Defensores da candidatura de Godofredo acreditam que é hora de privilegiar a literatura.
O prazo para apresentação de candidatos terminou no dia 8 de abril. Godofredo vai para a segunda tentativa em seis meses. Mesma situação do advogado carioca Sérgio Bermudes, visto como principal adversário dele na disputa. Ambos foram preteridos em eleições ocorridas no fim de 2021.
Segundo uma reportagem da revista Piauí sobre os bastidores da ABL, publicada em novembro, Bermudes tem rejeição entre parte dos imortais por ter escrito um artigo crítico à academia no passado. Mas é respeitado e dono de um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil.
Continua depois da publicidade
Godofredo teria a simpatia do presidente da ABL, o jornalista Merval Pereira. Mas como a eleição ocorre no clima discreto e cortês da academia, com visitas pessoais e telefonemas, é difícil fazer qualquer prognóstico.
Também estão no páreo Antônio Hélio da Silva, Elias Gonçalves Pereira, Jackson dos Santos Lacerda, Sâmia Macedo Ferreira, Alcidéa Miguel de Souza e Alda Nilma de Miranda. A votação será em 9 de junho.
Quem é Godofredo
Nascido em Blumenau em 1951, Godofredo de Oliveira Neto começou a escrever já na adolescência. Mudou-se para o Rio de Janeiro na época da faculdade. Depois estudou em Paris, onde formou-se em Letras e cursou o mestrado. O doutorado, também em Letras, foi na mesma UFRJ onde leciona até hoje.
O escritor publicou mais de duas dezenas de livros de contos e romances. Entre os mais conhecidos estão O Bruxo do Contestado (1996) e Amores Exilados (2011), obras que mesclam ficção com episódios da história brasileira, como a Guerra do Contestado, em Santa Catarina, e a ditadura militar de 1964-1985.
Continua depois da publicidade
Godofredo é membro da Academia Carioca de Letras e também da Academia Catarinense de Letras.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Taxistas de Blumenau terão nova regra para substituição dos carros
Dengue em Blumenau mobiliza Saúde do Estado
Promotor de Blumenau rejeita denúncias sobre vacinação obrigatória contra a Covid-19