Escolas e creches municipais de Blumenau registraram seis casos de Covid-19 na primeira semana após a volta às aulas presenciais. Segundo levantamento da Secretaria de Promoção da Saúde, entre os dias 8 e 12 de fevereiro quatro professores e dois estudantes testaram positivo e precisaram ser isolados das atividades. Os casos ocorreram em seis diferentes unidades de ensino.

Continua depois da publicidade

> Decreto que libera ocupação máxima nas escolas de SC oficializa o que já valia na prática

> Ciclone subtropical se forma no Sul do Brasil; vídeo explica o fenômeno​

Três dos professores atuam em escolas. O quarto trabalha num centro de educação infantil. Ainda de acordo com a secretaria, os dois alunos infectados pelo coronavírus frequentam escolas distintas. Os nomes das unidades não foram divulgados, segundo o município, em respeito ao sigilo médico dos pacientes.

Após a publicação desta coluna, a prefeitura de Blumenau anunciou que passará a testar todos os estudantes e professores que frequentam salas de aula onde houver caso positivo de Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Testes de Covid-19: Blumenau fará em escolas o que deveria ocorrer em qualquer ambiente fechado.

Blumenau tem 124 unidades de ensino, entre escolas do ensino fundamental e creches. Cerca de 18 mil dos 36 mil alunos frequentaram os primeiros dias de maneira presencial. O município adotou um sistema de revezamento para manter distância entre os estudantes nas salas de aula. Enquanto parte da turma assiste às aulas presenciais, a outra acompanha atividades online.

> Tire todas as dúvidas sobre a volta às aulas em Santa Catarina

> ​Gestante de sete meses morre por complicações da Covid em SC

Conforme determina uma portaria da Secretaria de Estado da Saúde, todos os casos suspeitos de coronavírus são comunicados à Vigilância Epidemiológica e enviados para atendimento médico. Nos locais em que há casos positivos, a norma prevê limpeza dos ambientes, objetos e superfícies usadas pelo paciente. Nos seis casos positivos registrados até o momento, “não houve necessidade de isolamento dos demais professores e alunos”, segundo o município.

Blumenau tem 1,4 mil pacientes em tratamento de coronavírus, de acordo com o boletim municipal de domingo (14). Desde o fim de janeiro, o número de casos diários registrados vem crescendo, considerando-se a média móvel dos últimos sete dias. Há 37 pessoas internadas em leitos de terapia intensiva nos hospitais. 

Continua depois da publicidade

Os estudantes da rede municipal voltaram às aulas presenciais no dia 8 de fevereiro. As escolas estaduais devem retornar no dia 18.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Mãe do deputado Kennedy Nunes morre de Covid-19 em Joinville

Casal desaparecido em Florianópolis é encontrado; dupla estava acampando e fazendo trilhas

PMs investigados por desaparecimento de homem em Laguna são presos em SC