O Conselho Municipal de Educação de Blumenau (CME) estendeu até o ano letivo de 2024 o sistema de ensino adaptado para recuperar os prejuízos à aprendizagem causados pela pandemia de Covid-19. Entre as principais medidas está o reordenamento do currículo em contínuo, evitando a reprovação dos alunos. Uma resolução publicada na semana passada detalha como deve ser o acompanhamento da aprendizagem.

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Os professores devem avaliar cada turma e estudante para averiguar o que ficou prejudicado. Quando for o caso, etapas de aprendizado de um ano anterior devem ser retomadas para recuperação, evitando interromper a trajetória do estudante.

A frequência presencial seguirá sendo cobrada e as escolas devem manter a busca ativa pelos alunos que deixaram de frequentar a sala de aula. A resolução do CME define responsabilidades entre gestores, orientadores pedagógicos, professores e famílias.

— A gente sabe que ficaram algumas lacunas. O professor vai olhar o estudante não como um número, mas de forma qualitativa — avalia a presidente do CME, Maria Luiz de Oliveira Lobe.

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Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Blumenau em 2021 mostraram melhora no desempenho dos estudantes das redes municipal e estadual, apesar da pandemia de Covid-19. Porém, as notas também foram afetadas pelo alto índice de aprovação, que é resultado do currículo contínuo.

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