Dinossauros expostos no jardim do Colégio Adventista, em Blumenau, despertam curiosidade por quem passa pela região da Itoupava Seca nesta semana. As réplicas diante da escola integram uma programação voltada ao criacionismo, a crença de que a vida e o universo são obras divinas. Instituição confessional e privada, a Adventista defende o ensino do que chama de duas versões: o criacionismo e o evolucionismo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Além dos animais gigantes do lado de fora, a Semana do Criacionismo inclui palestras com um paleontólogo convidado.
— Se você pega uma pessoa que entende, ela prova que os dinossauros foram criados, e não evoluíram. Pelos fósseis você percebe. Foi através do dilúvio que eles foram extintos — avalia a diretora da escola, Marilei Schlemper da Silva.
Fósseis de dinossauros e estudos geológicos ajudaram a construir a base do conhecimento que deu origem ao evolucionismo. A teoria da Seleção Natural das Espécies de Charles Darwin só foi possível graças aos achados que comprovaram que a Terra tem bilhões de anos de idade. Ou seja, é com o passar do tempo que a vida evoluiu — tese comprovada por estudos empíricos já no século XIX, inclusive aqueles conduzidos por Fritz Müller em Blumenau e Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O criacionismo ensinado em escolas confessionais, como a Adventista, atualiza os conceitos bíblicos reconhecendo parte das descobertas científicas. De acordo com essa visão, a complexidade do mundo natural não pode ser explicada apenas pelo acaso da seleção natural. Teria de haver um planejador inteligente capaz de desenvolver a vida como ela é nos mínimos detalhes. O ensino do criacionismo é polêmico, no Brasil e mundo afora, justamente por misturar fé com conteúdo acadêmico.
De acordo com a diretora do Colégio Adventista de Blumenau, os alunos da instituição aprendem tanto a explicação científica quanto a teológica para que cada um faça a sua própria avaliação. A programação da semana se encerra nesta sexta-feira (21).
Leia também
Trecho duplicado da BR-470 também precisa de tapa-buracos
Motoristas anunciam “torneio de golfe” nos buracos da BR-470; chuva atrapalha obras
Campanha em Blumenau restaura bicicletas usadas para doar a crianças no Natal
Por que o sol está de mal com Blumenau neste mês de outubro