A julgar pelas posições dos candidatos Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL), a época de vacas gordas da duplicação da BR-470 está perto do fim. Seja quem for o vencedor das Eleições 2022, o governo estadual não repetirá o gesto de doar dinheiro à obra. De Brasília, o que se anuncia para o próximo ano é o segundo menor orçamento desde 2014. O ritmo das obras voltará a depender da bancada catarinense no Congresso.
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Nos últimos dois anos, Santa Catarina garantiu à BR-470 cerca de R$ 202 milhões. Destes, R$ 155 milhões já estão na conta das empreiteiras. Do convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), faltaria garantir mais R$ 98 milhões. dos cofres estaduais em 2023. Mas o orçamento enviado à Assembleia Legislativa por Carlos Moisés (Republicanos) prevê só R$ 10 milhões para a BR-470 no próximo ano. É o primeiro sinal amarelo.
Segundo a Secretaria da Fazenda, o plano é usar o superávit estimado em 2022 para suplementar o valor restante e atingir os R$ 300 milhões prometidos. Seria por decreto. O assunto deve acabar na mesa das equipes de transição.
Em Brasília, o orçamento da União para 2023 que tramita no Congresso prevê apenas R$ 58 milhões para a duplicação da rodovia. Se permanecer como está, será o segundo pior orçamento anual da obra, atrás apenas de 2016 (R$ 37 milhões). Outro sinal evidente de atenção.
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Com ou sem mais orçamento, para o primeiro semestre de 2023 o atual ritmo está assegurado pelos valores mencionados. Para mais adiante, Jorginho e Décio deixaram claro durante a campanha que é a União a responsável por resolver a duplicação da BR-470.
Por isso, cabe à bancada catarinense emendar o orçamento de modo a garantir verba mínima para tocar a duplicação até o fim do ano que vem. Bancada cuja metade dos integrantes será substituída em janeiro.
O eleitor do Vale do Itajaí precisa manter-se atento depois de anunciado o resultado das urnas.
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