A enxurrada que varreu Presidente Getúlio na madrugada desta quinta-feira (17) teve potencial destrutivo comparável ao dos deslizamentos de terra no Morro do Baú, em Ilhota, na tragédia climática de 2008. A comparação é do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, o coronel do Corpo de Bombeiros Aldo Baptista Neto, que é de Rio do Sul e atuava no Vale do Itajaí 12 anos atrás.
Continua depois da publicidade
— A situação é muito triste, similar à do Morro do Baú em 2008 — avaliou nesta manhã.
> Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Entre no grupo do Santa.
Foram 125 milímetros de chuva entre 22h de quarta-feira e 3h de quinta. Ruas viraram rios. Casas e veículos foram arrastados. Barrancos deslizaram em áreas residenciais. Seis mortes foram confirmadas até 10h20min. A Defesa Civil chegou a divulgar o número de 10 mortos, mas depois corrigiu a informação. O número de pessoas desaparecidas não foi estimado.
> Enxurrada em Presidente Getúlio causa mortes e destruição.
Continua depois da publicidade
No fim da tarde de quarta-feira, a Defesa Civil do Estado emitiu alertas sobre a possibilidade de temporais entre o Alto Vale e o Litoral. Mas nenhum modelo previu algo tão intenso.
— O desastre é um combinado de chuva mais a vulnerabilidade do terreno. Os alertas já iniciaram às 17h de ontem (quarta) para a região, mas o impacto resultante, infelizmente, é imprevisível.
> SC tem alerta para temporais, ventania e granizo nesta quinta-feira
A preocupação agora é com a chance de chuva para as próximas horas no Alto Vale e a alta no nível dos rios. Segundo o aviso meteorológico divulgado nesta manhã, há possibilidade de chuvas intensas no Vale do Itajaí, mas também no Litoral e Grande Florianópolis.
> Governador Carlos Moisés visitará áreas atingidas por enxurrada.
Morro do Baú
Em novembro de 2008, chuvas torrenciais atingiram todo o Estado de Santa Catarina, em especial o Vale do Itajaí. No Morro do Baú, em Ilhota, enxurradas e enormes deslizamentos de terra mataram 47 pessoas. A gravidade do fenômeno transformou o pequeno município em epicento da catástrofe.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.