Enquanto a prefeitura de Blumenau faz suspense sobre a Oktoberfest 2021, cidades de Santa Catarina cancelam festas devido à pandemia de Covid-19. Nesta quarta-feira (21), Timbó anunciou que não haverá Festa do Imigrante em outubro. Jaraguá do Sul já havia aberto mão da Schützenfest, prevista para novembro. Na quinta-feira, Itajaí deve confirmar que a Marejada só voltará em 2022. A Fenarreco, de Brusque, aguarda os movimentos de Blumenau para definir o que fazer.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, desde março cervejarias e restaurantes vêm sendo avisados da baixa probabilidade de acontecer Festa do Imigrante. Nesta semana, o martelo foi batido. O evento seria nos dois primeiros fins de semana de outubro. Pesaram a vacinação lenta e o temor de atrair turistas à cidade e aumentar o contágio por coronavírus.
— Não podemos pensar só no local, é um evento estadual e até nacional. Com muita tristeza tivemos de cancelar — lamentou.
Em Itajaí, uma coletiva de imprensa às 9h30min desta quinta divulgará a posição da Marejada, também agendada para outubro. No início do mês, o secretário de Turismo Evandro Neiva disse ao jornal Diarinho que “extraoficialmente” a festa estava cancelada em 2021. Hoje o centro de eventos onde ocorre a Marejada está ocupado por estruturas de atendimento a pacientes de Covid-19 e vacinação.
Continua depois da publicidade
Oktoberfest Blumenau
Em Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) deve comunicar decisão sobre a Oktoberfest entre quinta e sexta-feira. Cervejarias e empresas que se beneficiam do movimento econômico gerado pelo evento defendem que se mantenha o programado de 6 a 24 de outubro. Por outro lado, a Vila Germânica também está ocupada pela central de vacinação e pelo ambulatório de testagem para Covid-19. A cidade ainda registra cerca de 200 casos novos de coronavírus por dia.
Estão na mesa três possibilidades: promover um evento menor, focado em gastronomia; adiar a festa para novembro, ganhando tempo para a vacinação avançar; e cancelar de vez a Oktoberfest, que em 2020 deixou de ser realizada pela primeira vez.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.