Empresas prestadoras de serviços de turismo em Blumenau devem adequar-se a uma nova exigência decretada pela prefeitura. Só quem tiver o Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur) do Ministério do Turismo poderá fazer ou renovar a inscrição mobiliária, tipo de alvará anual pago pelos empreendedores. A medida pretende regularizar e dar mais visibilidade ao setor no município.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O Cadastur é gratuito e fácil de fazer pela internet. Como a maioria das empresas delega esse tipo de tarefa aos escritórios de contabilidade, a prefeitura já fez contato com o Sescon sobre o assunto. A inscrição no Cadastur será exigida na renovação do cadastro mobiliário municipal, que ocorre em abril. 

Blumenau tem apenas 417 prestadores de serviços no Cadastur. Segundo o município, o número representa cerca de 14% dos mais de 2,8 mil negócios enquadrados nessa área na cidade. Com a inclusão de mais empresas, o setor turístico local ganhará corpo no Mapa do Turismo Brasileiro, que é usado pelo governo federal como balizador para investimentos em municípios turísticos.

Para a empresa ou prestador de serviço, o Cadastur dá acesso a financiamento por meio de bancos públicos, a auxílios e a ações e programas do governo federal, entre outras vantagens.

Continua depois da publicidade

O registro no Cadastur é obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI. Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Milhões anunciados para hospitais de Blumenau não existem mais

Tratamento de esgoto empacou e Blumenau parou de cobrar empresa

Proposta do 13º salário para vereadores de Blumenau só durou uma semana

Petista que disputou a prefeitura de Blumenau terá cargo no governo Lula