Testes de Covid-19 feitos em ambulatórios de grandes empresas de Blumenau detectaram 332 novos casos desde que o serviço começou a funcionar, no fim de janeiro. O número representa 1% dos 32.616 novos infectados na cidade no mesmo período. Exames em funcionários de empresas com testes do tipo antígeno cedidos pela prefeitura foram autorizados por decreto durante a forte onda de coronavírus do início do ano.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Ao todo, ambulatórios de 10 companhias de Blumenau, a maioria indústrias, estão autorizados a testar casos suspeitos num universo de cerca de 10 mil funcionários. Até segunda-feira (30), 1,1 mil pessoas haviam sido testadas. O percentual de casos positivos (30%) ficou um pouco abaixo do registrado no cômputo geral do município (33,7%) no período.

A entrega de exames de Covid-19 para empresas cadastradas é uma forma de facilitar o acesso ao teste e identificar antes os casos sintomáticos. Em janeiro, a prefeitura também havia anunciado a testagem de pessoas sem sintomas nos terminais de ônibus. Mas o plano teve de ser cancelado devido à falta de testes que Santa Catarina enfrentava diante da explosão de casos no verão.

Conforme o boletim de terça (31), Blumenau tem 1.179 pessoas em tratamento de Covid-19. Há oito pessoas internadas em hospitais, seis em enfermaria e duas em UTI.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Sem critério, parlamentares de SC distribuem “Pix” para prefeituras; veja valores

Oktoberfest Blumenau receberá visita do governo alemão

Ponte e marginais da BR-101 em Itajaí terão de esperar revisão contratual, diz ANTT