Um grupo de empresários e a prefeitura de Blumenau negociam uma área na região central da cidade que comporte um heliponto. O local de pouso atenderia a cerca de 10 empresários consorciados e a aeronaves públicas em ações de segurança ou transporte de órgãos. As conversas são iniciais, mas indicam para um modelo de concessão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Um terreno do município no bairro Ponta Aguda está em análise. Ele fica próximo à ponte do Anel Viário Norte, onde por anos operou uma empresa de extração de areia. Os proprietários de helicópteros esperam que o município disponibilize a área e ajude na obtenção das licenças necessárias. Se o local tiver mesmo potencial para pousos e decolagens, os empresários construiriam o heliponto e trabalhariam pelas autorizações necessárias junto a órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Também é desejo do grupo ter no local espaço disponível para manter helicópteros estacionados.
Além de aeronaves privadas (hoje existem 19 em Blumenau), o heliponto também poderia ser usado por serviços de segurança, transporte de órgãos e visitas de autoridades. Por isso a administração seria público-privada.
Segundo o secretário de Parcerias e Concessões, Rodrigo Jansen, o município já liberou o grupo a acessar a área para fazer levantamentos. Se o terreno for considerado viável, um modelo de parceria público-privada será discutido.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Acessos à BR-470 duplicada se tornam armadilhas à noite
O Dia D para Blumenau municipalizar o Complexo Esportivo do Sesi
Polícia Civil investiga vereador de Blumenau por suposta rachadinha
Por que um ministro do STF se declarou impedido de julgar demarcação indígena em SC