Na eleição do distanciamento social, a Justiça Eleitoral em Blumenau avisa: quem aparecer na seção sem máscara no domingo (15) será convidado a dar meia-volta e buscar a proteção. A exigência é uma dentre várias adaptações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reduzir a chance de contágio dos cidadãos pelo novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

> Veja os números da pesquisa mais recente sobre as Eleições 2020 em Blumenau.

— Quem estiver sem máscara não vai votar. A pessoa pode ter sua ideia própria sobre máscara, mas nós temos a responsabilidade de proteger quem está indo à eleição trabalhar e quem está indo votar — enfatiza a juíza da 3ª Zona Eleitoral, Cíntia Gonçalves Costi.

> Sobe para três o número de regiões com risco gravíssimo para a Covid-19 em SC.

Continua depois da publicidade

Há outras medidas excepcionais: os eleitores não poderão permanecer nos locais de votação batendo papo. É votar e retornar para casa. Jornalistas devem permanecer por pouco tempo nos locais de votação. Nas filas e dentro das seções, haverá marcações para sinalizar o distanciamento.

A Justiça Eleitoral também solicita que cada eleitor leve uma caneta para assinar a lista de presença. Assim, evita-se que muitas pessoas usem a mesma. Das 7h às 10h, a prioridade de votação é para os idosos.

Partidos políticos e a Justiça Eleitoral esperam alta abstenção neste primeiro turno das eleições municipais. Em Blumenau, 14% dos eleitores inscritos deixaram de votar ou justificaram nas eleições de 2016. Entre as candidaturas, há quem projete mais de 20% neste ano.

> Percentual de testes positivos para coronavírus em Blumenau é o maior desde o início da pandemia.

Continua depois da publicidade

A pandemia é o principal motivo. Há mais de 1,6 mil pacientes em tratamento da Covid-19 no município, número que tem viés de alta. Além dos doentes, há os familiares em isolamento e as pessoas que podem desenvolver sintomas no sábado ou mesmo no domingo. Neste caso, será preciso justificar a ausência depois do dia da eleição, apresentando atestado médico. O voto segue obrigatório, mesmo para quem está nos grupos de risco.

Disputa tranquila

A principal regra do dia da votação continua valendo: a propaganda de boca de urna é proibida. Em Blumenau, carros com adesivos de candidatos ou bandeiras não podem ficar estacionados perto de locais de votação. Quem infringir pode ter o veículo guinchado.

Apesar do rigor, Cíntia acredita em uma votação tranquila, assim como foi a campanha até o momento. Numa disputa com 12 candidatos a prefeito, o número de representações e denúncias à Justiça é considerado baixo.

— A eleição em Blumenau é muito civilizada. Tem, claro, desentendimentos, mas num nível bastante bom — avalia.

Continua depois da publicidade

Que continue assim.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.