Produções de áudio e vídeo, impressões e impulsionamento de conteúdos nas redes sociais estão entre os principais gastos das campanhas a prefeito de Blumenau nas Eleições 2020. Os dados integram as prestações de contas parciais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizadas até esta segunda-feira (9).

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Seis dos 12 candidatos declararam como principal custo as produções audiovisuais, tanto para a propaganda no rádio e na TV quanto para a internet. Depois aparecem gastos com impulsionamento de conteúdos em redes sociais, contabilidade e propaganda impressa.

Os números ainda sofrerão mudanças, uma vez que nem todas as despesas já foram informadas à Justiça Eleitoral, mas dão uma ideia das prioridades nesta campanha curta e prejudicada pela pandemia de coronavírus.

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João Paulo Kleinübing (DEM) fez o maior investimento em produção de vídeo até aqui: R$ 495 mil. Depois vêm Ivan Naatz (PL), com R$ 250 mil, e Ana Paula Lima (PT), com R$ 187 mil. Uma das candidaturas com maior estrutura nessa área, a de Mário Hildebrandt (Podemos), ainda não incluiu no sistema do TSE os gastos com vídeo.

Nas redes sociais, o líder em gastos é Odair Tramontin (Novo). Sozinho, ele investiu mais em impulsionamentos no Facebook e no Instagram do que todos os outros 11 adversários somados. Foram mais de R$ 114 mil. O segundo colocado é Hildebrandt, com R$ 20 mil.

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Candidaturas com menos recursos à disposição têm entre os principais custos serviços essenciais para as campanhas, como contabilidade e advocacia. Na tabela abaixo, também há lançamentos partidários em destaque, como a transferência de R$ 120 mil da candidatura de João Natel (PDT) para os candidatos a vereador da legenda, e serviços de pesquisas doados a Ana Paula pelo PT nacional (R$ 90 mil), que aparecem como “recursos de partido político”.

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