Está liberado para o trânsito de veículos um dos viaduto de acesso a Gaspar na duplicação da BR-470. Sem aviso prévio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu o acesso que liga a rodovia federal à Ponte do Vale na quarta-feira (13). Teve motorista errando o caminho no feriado de Páscoa.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Além do viaduto de Gaspar, que agora permite o tráfego em faixa dupla no trecho da BR-470, estão liberadas duas rotatórias para organizar as entradas e saídas nos dois lados da pista duplicada. Ainda há obras de acabamento no local. Conforme o cronograma divulgado pelo DNIT no início do ano, o viaduto estava programado para ser entregue no primeiro trimestre.

Nos primeiros dias de tráfego liberado, ainda houve motorista atravessando as quatro pistas da BR-470 por baixo do viaduto. O canal de YouTube Engenharia e Obras flagrou um caminhão fazendo a manobra perigosa por engano.

Obras em andamento

Lote 1 – Viaduto de acesso a Luiz Alves, no Km 10, passa por terraplanagem, aterro e construção de muros de contenção. Houve detonações de rochas no local recentemente.

Continua depois da publicidade

Lote 2 – Além do viaduto da Ponte do Vale, no km 32, está em fase adiantada o viaduto do km 22, também em Gaspar. A pista da travessia está aberta ao tráfego, mas as obras continuam nos acessos. No Km 42, está em construção uma passagem de nível para uma rua local de Gaspar. O serviço está na fase de aterro e terrplanagem.

Lote 3 – Na região do trevo do Badenfurt, está avançada a construção de uma nova ponte sobre o Rio do Testo. Já o viaduto depende da aprovação de uma mudança no projeto.

Lote 4 – Os serviços estão adiantados na construção de uma das pontes sobre o Rio Estradinha. Também está caminhando a construção do viaduto no km 72, o último da duplicação.

Cronograma da BR-470

O DNIT não informou quando pretende entregas as obras acima. Pelo cronograma divulgado no início do ano, as prioridades para 2022 são concluir as pistas duplicadas nos lotes 1 e 2, liberar para o trânsito um trecho de seis quilômetros entre Blumenau e Gaspar, conectando com o viaduto da Mafisa, e mais sete quilômetros em Indaial.

Continua depois da publicidade

Também estão previstos para conclusão em 2022 os viadutos de Gaspar nos Kms 22 e 32, Luiz Alves e Ilhota. O viaduto do Badenfurt deve apenas começar este ano.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Blumenau vai ampliar pontes em duas ruas de tráfego intenso

A principal praça pública de Blumenau é uma rua

Escritor de Blumenau larga entre os favoritos à Academia Brasileira de Letras

Projetos de ruas cobertas no Centro de Blumenau ganham corpo