O professor de História Wander Pugliesi, que desenhou uma suástica nazista na piscina de casa, permanece inscrito como candidato a vereador em Pomerode uma semana após o Partido Liberal anunciar a expulsão dele. O PL havia informado que também cancelaria o pedido de registro da candidatura nas Eleições 2020, o que ainda não ocorreu.
Continua depois da publicidade
> Receba as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp. Clique aqui e entre no grupo do Santa.
Com o nome de urna Professor Wander, o processo de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) segue o rumo normal. A última movimentação no sistema burocrático da Justiça Eleitoral ocorreu nesta quarta-feira (14). Ou seja, o pedido permanece ativo.
Segundo Alexandro Fernandes, que atua na coordenação das campanhas do PL no Médio Vale do Itajaí, o diretório do partido em Pomerode ainda está providenciando a substituição do candidato. Na semana passada, o comando estadual da legenda havia anunciado a expulsão “por não compactuar ideologicamente com o filiado”.
Continua depois da publicidade
Após o anúncio da decisão, o candidato excluiu o perfil de Facebook onde publicava fotos e vídeos repletos de símbolos nacionais e o número na urna.
Professor em Blumenau
Profissional conhecido em Blumenau e região, Pugliesi lecionou por décadas em escolas de Ensino Médio e cursinhos preparatórios para exames de vestibular. Em 1998, teve livros e materiais com suásticas apreendidos pela Polícia Federal, mas nunca foi condenado criminalmente.
A foto da suástica na piscina foi feita de helicóptero, em 2014, por policiais que atendiam a uma ocorrência de assalto em Rio dos Cedros e sobrevoaram o sítio do professor, no interior de Pomerode. Pugliesi não chegou a ser denunciado porque a polícia, à época, considerou que ele não fazia propaganda nazista ao manter o símbolo dentro de casa.