Documento interno do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) revela pessimismo do órgão com os prazos da duplicação da BR-470. “Pelo ritmo do aporte orçamentário anual verificado desde o início das obras, não se vislumbra um prazo inferior a 5 anos para o término do empreendimento”. A frase está num estudo técnico preliminar e projeta a conclusão dos 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial para 2027.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
O estudo foi elaborado para justificar a contratação de uma nova empresa de supervisão dos trabalhos, uma vez que o contrato da atual responsável está terminando. Conforme o documento, a BR-470 consumirá ao menos mais R$ 600 milhões para ser concluída.
Na proposta orçamentária de 2023, o governo federal prevê que a BR-470 pode ser concluída até 2025. Mas destina apenas R$ 58 milhões para o próximo ano, confirmando o pessimismo do DNIT.
Questionado pela coluna, o DNIT informou que o prazo citado no documento não corresponde ao cronograma da obra. Segundo o órgão federal, os trabalhos na BR-470 prosseguem e segmentos da duplicação na altura de Indaial devem ser liberados ainda em 2022.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Parque de Blumenau será ampliado
Interdição da BR-376 expôs fragilidade de SC em infraestrutura
Cassação de vereador em Blumenau reduz folga do governo Hildebrandt na Câmara
Alemão apontado como líder militar de golpe frustrado viveu em SC