Portaria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicada nesta segunda-feira (23) declara situação de emergência na BR-470 devido a prejuízos causados pelas chuvas. Está compreendido o trecho entre o Km 69, em Indaial, até o Km 116, em Ibirama. Conforme o DNIT, ao longo desses 47 quilômetros há ao menos 15 pontos onde houve deslizamentos de materiais sobre a pista, perda de aterro e, no Km 75, a ruptura de um bueiro que fez o asfalto ceder nos dois sentidos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O decreto de emergência serve para que o DNIT tenha a condição de fazer contratos de emergência e para serviços mais abrangentes do que a manutenção regular da BR-470. Ele também permite que se abra um orçamento específico para as ações emergenciais. Ainda não há uma estimativa dos prejuízos causados pelas chuvas recentes. No momento, o órgão federal está dedicado a elaborar os projetos necessários.
Nesta segunda-feira (23), o trânsito da BR-470 voltou a ser afetado no Km 75, onde as pistas tiveram de ser reconstruídas. Depois da obra emergencial ser concluída, no sábado, surgiu um desnível na pista, que demandou outra intervenção com máquinas.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Continua depois da publicidade
Leia também
Justiça suspende licitação da nova Área Azul de Blumenau
Crise de identidade germânica da Sommerfest Blumenau será resolvida em 2024
Blumenau ficou por último na duplicação da BR-470
Interinidade de Maria Regina em Blumenau expõe hesitação do governo para 2024