Está cancelada a reunião de lideranças do Vale do Itajaí com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ronaldo Carioni Barbosa, programada para esta segunda-feira (2) na Associação Empresarial de Blumenau (Acib). A poucas horas do início do encontro, agendado para 17h30min, Carioni comunicou que havia sido convocado para uma reunião com a diretoria do órgão no mesmo horário e não poderia participar. A conversa era aguardada por empresários e prefeitos da região, que querem explicações sobre o impasse na aplicação de R$ 200 milhões do Estado na rodovia.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Há quase dois meses Santa Catarina aguarda uma resposta do DNIT sobre a aplicação nos lotes 1 e 2, entre Navegantes e Gaspar, do dinheiro oferecido pelo Estado à obra federal. A minuta de convênio que havia sido proposta por Brasília previa a distribuição da verba nos quatro lotes, até Indaial. O Estado fez uma contraproposta, que está engavetada.
O pano de fundo da queda de braço é política. Envolve o governador Carlos Moisés (sem partido) e o senador Jorginho Mello (PL), que exerce influência sobre o DNIT-SC. Em julho, Jorginho esteve em Blumenau defendendo a tese de diluir os recursos ao longo dos 73 quilômetros de duplicação. Na ocasião, articulou a vinda de Carioni para Blumenau nesta segunda-feira. Empresários e políticos do Vale do Itajaí, que haviam declarado apoio à proposta de Moisés para os lotes 1 e 2, preparavam-se para encher o auditório do Centro Empresarial, no bairro Vorstadt.
Outra reunião importante sobre o assunto já havia sido adiada. A Comissão de Infraestrutura do Senado ouviria o ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, nesta terça-feira (3), mas o encontro acabou transferido para o dia 17.
Continua depois da publicidade
Reforma administrativa
Apesar da ausência do superintendente do DNIT, a reunião desta tarde na Acib, que é ordinária, está mantida. O encontro prevê a participação do deputado federal Darci de Matos (PSD), relator da reforma administrativa em tramitação no Congresso.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Leia também
Empréstimo de R$ 320 milhões para obras em Blumenau deve sair ainda em 2021
Aprovação da nova Havan no Centro Histórico de Blumenau está na mira do MPF
Blumenau planeja programação em “homenagem” à Oktoberfest
Ex-vereadores de Blumenau voltam aos holofotes como investidores em concessões