Os quatro deputados estaduais eleitos por Blumenau articulam a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Vale Europeu para concentrar ações em benefício da região. Já houve uma primeira conversa e o objetivo é instalar o grupo oficialmente em fevereiro. Os integrantes serão Egídio Ferrari (PTB), Ivan Naatz (PL), Marcos da Rosa (União Brasil) e Napoleão Bernardes (PSD).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Em 2019, chegou a ser criada a Frente Parlamentar do Vale, proposta pelo deputado Ricardo Alba (União Brasil), que não disputou a reeleição. Mas o protagonismo de Alba, considerado excessivo por outros parlamentares no início do governo Carlos Moisés (Republicanos), acabou esvaziando o grupo. Desta vez, ao menos no discurso, a intenção é compartilhar trabalho e holofotes. A ideia é que um deputado diferente coordene a frente a cada ano da legislatura.

Outra proposta é restringir a frente ao Médio Vale do Itajaí, ou Vale Europeu. Em 2019, participavam também parlamentares do Alto Vale e da Foz do Itajaí.

Regiões menos populosas, como o Sul e o Oeste de Santa Catarina, exercem poder e influência na Capital porque, quando o assunto é a representação regional, os parlamentares atuam em bloco. Quem sabe a região de Blumenau finalmente aprenda a unir forças.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

A questão mais urgente que Blumenau tem a tratar com Jorginho Mello

Blumenau já decidiu como homenagear o Rei Pelé

Blumenau ganha um deputado federal de última hora

Além do Sesi, Blumenau perdeu verba milionária da Polícia Civil em 2023