A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu o decreto de emergência da prefeitura de Blumenau devido aos estragos causados por chuvas entre o fim de novembro e o início de dezembro. Com a medida, o município tem condições de agilizar a reconstrução da infraestrutura atingida, principalmente na região Norte da cidade. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (14).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Os bairros Itoupavazinha e Itoupava Central foram os mais afetados, principalmente por deslizamentos de terra. Ao todo, Blumenau informou o registro de 176 ocorrências. Com a situação de emergência reconhecida, o município também abre a possibilidade de pleitear recursos federais para auxiliar a reparação dos danos.

Santa Catarina

A mesma portaria da Defesa Civil Nacional reconheceu decretos de emergência em outros municípios catarinenses. Agrolândia (Alto Vale), Armazém (Sul) e Itaiópolis (Planalto Norte) também sofreram com o mau tempo da virada do mês. Em Tangará (Oeste), chuvas intensas haviam sido registradas na primeira quinzena de outubro.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Continua depois da publicidade

Leia também

Governo Bolsonaro corta R$ 31 milhões de rodovias em SC no apagar das luzes de 2022

Mário Hildebrandt voltará à presidência da Amve

Oktoberfest Blumenau atrai famílias, mais turistas e dá sinais de elitização

Documento do DNIT revela pessimismo sobre a BR-470