O debate decisivo entre os candidatos a prefeito de Blumenau nas Eleições 2020 em primeiro turno dificilmente ocorrerá. A Rede Globo anunciou que, devido à pandemia de Covid-19, não promoverá debates com mais de quatro contenedores no estúdio — e recomendou o mesmo para as afiliadas, caso da NSC TV Blumenau. As tradicionais entrevistas em estúdio também não vão ocorrer.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp. É só clicar aqui.

Conforme a emissora, será promovido debate no primeiro turno nos municípios em que houver acordo entre todos os candidatos para que somente participem os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais. Blumenau tem 12 concorrendo à prefeitura. É improvável que os demais topem conceder tamanha vantagem aos adversários.

O número de candidatos é o maior da história em Blumenau — até então, o recorde era de oito candidaturas, em 1982. Pelas regras atuais, têm direito a participar dos debates os partidos que possuem cinco cadeiras no Congresso Nacional — somando Câmara e Senado.

Somente o PRTB, de Jairo Santos, não se enquadra no critério. Ou seja, no caso de Blumenau, seria preciso fazer caber dentro estúdio 11 candidatos, mais assessores, jornalistas e técnicos.

Continua depois da publicidade

É mais um motivo para o eleitor prestar atenção à campanha eleitoral desde o início, e não apenas nos dias derradeiros.