As conexões culturais, gastronômicas, econômicas e, sim, futebolísticas entre brasileiros e alemães são a atração do mais novo museu de Santa Catarina. O Museu Interativo Brasil Alemanha fica em Pomerode, a “cidade mais alemã do Brasil”, mas a imigração no século 19 é apenas um dos temas da visita. A coluna visitou o espaço com exclusividade antes da abertura ao público, prevista para quinta-feira (27).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A proposta do publicitário Maikon Werner, da agência Pen.ag, de Blumenau, é estimular os visitantes a conhecer mais sobre as relações contemporâneas entre os dois países, além de aspectos históricos. O conteúdo está em vídeos, textos, fotografias e áudios disponíveis em telas interativas. Um visitante curioso levará cerca de uma hora para ver tudo, mas é possível percorrer o roteiro em menos tempo.

Entre os destaques estão detalhes interessantes sobre invenções nos dois países, personalidades brasileiras que têm ascendência alemã e capas de jornais daqui e de lá abordando temas universais, como a chegada do homem à Lula, a Segunda Guerra Mundial e, claro, os 7 a 1.

Abertura ao público será na quinta-feira (27). Foto: Maikon Werner, Divulgação

Além da exposição, que será alterada periodicamente, o espaço tem um café e restaurante, além de uma loja com produtos que remetem a Pomerode.

Continua depois da publicidade

O museu fica na Rua Paulo Zimmermann, no Centro, a poucos metros do Zoo Pomerode. Vai funcionar de quarta a sábado, das 9h às 19h; e aos domingos, das 9h às 18h. O ingresso custa R$ 40, com meia entrada a R$ 20.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Viadutos da BR-470 anunciados como entregues continuam em obras

Como votaram os vereadores de Blumenau na criação de 15 cargos e vale-alimentação

Às pressas, vereadores de Blumenau criam 15 cargos e vale-alimentação

Ex-vereador de Blumenau perde recurso no TSE e fica sem mandato