Tem data para ser resolvida a crise de identidade germânica por que passa a Sommerfest Blumenau neste ano. Em 2024, o evento vai mudar de nome e converter-se de vez em festival de música popular, sem compromisso obrigatório com as tradições dos imigrantes. Os tempos de Oktoberfest de verão ficarão para trás.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Pela primeira vez, a Sommerfest terá shows de artistas populares nacionais. Entre as atrações anunciadas estão Jota Quest, Toni Garrido, Jeito Moleque e Dazaranha. A festa será mais curta, de 2 a 4 de fevereiro. Mas ainda vai ter um Biergarten com apresentações de bandas germânicas e ceder meia-entrada a quem for de traje típico, por exemplo.

Quanto vai custar a entrada da Sommerfest Blumenau

A Secretaria de Turismo e Lazer trata a edição de 2023 como um teste e reconhece a identidade um tanto confusa, que gerou críticas consideradas isoladas. O benefício a quem for trajado, por exemplo, só foi mantido porque está previsto em lei municipal que trata dos eventos baseados na germanidade. No próximo ano, com um nome sem referência direta à herança cultural europeia, ele também deve ser abandonado.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Blumenau ficou por último na duplicação da BR-470

Interinidade de Maria Regina em Blumenau expõe hesitação do governo para 2024

Reforma da Ponte de Ferro, em Blumenau, gera disputa entre empresas

Cidade da Europa tira de Pomerode o título de maior ovo de Páscoa do mundo