O protocolo de reação ao surgimento de casos positivos de Covid-19 nas escolas de Blumenau, anunciado nesta semana, ganhou novos detalhes. A prefeitura definiu duas medidas diferentes a serem adotadas a depender da faixa etária das turmas. Alunos com 12 anos de idade ou mais serão submetidos ao teste de antígeno, cujo resultado fica pronto em meia hora. Crianças menores ficarão em quarentena por cinco dias.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A diferença ocorre devido a uma recomendação técnica. Como o teste envolve o temido cotonete no nariz, um pediatra precisaria acompanhar o procedimento na faixa etária inferior a 12 anos. Sem essa possibilidade, as crianças acompanharão as atividades online por cinco dias e, ao fim da quarentena, as que não tiverem sintomas poderão retornar às atividades presenciais.
No caso de professores contaminados, a testagem envolverá todos os colegas de trabalho com quem o profissional convive na unidade, além da turma em que ele trabalha. O fluxo detalhado desse plano de contingência está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde e deve ser implementado nos próximos dias. Por enquanto, nenhuma turma foi testada ou colocada em quarentena.
Como a coluna informou na segunda-feira (15), em apenas cinco dias de volta às aulas seis casos de coronavírus foram detectados em cinco escolas e uma creche. Foram quatro professores e dois estudantes afastados das aulas presenciais até sexta-feira (12). Os dados desta semana ainda não foram divulgados.
Continua depois da publicidade