Blumenau tem uma corrida de rua prevista para domingo (11), mas o evento ainda não tem autorização da Secretaria de Promoção da Saúde. A Meia Maratona Blumenau pretende reunir 400 corredores em duas provas de 200 cada, saindo e chegando no Complexo do Sesi. O limite estabelecido pelo Estado para eventos do tipo é de 200 participantes nas regiões em nível gravíssimo para a Covid-19, caso do Médio Vale. A prefeitura diz que a decisão sobre a prova levará em conta o momento da pandemia de Covid-19 no município — e ele não é bom.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Conforme o previsto, os corredores partirão do estacionamento do Sesi, na Rua Itajaí. A chegada será na praça em frente ao complexo. Os 200 participantes da prova de 21 quilômetros largarão às 6h e terão três horas para concluir o trajeto, que inclui ruas dos bairros Vorstadt, Ponta Aguda, Centro, Victor Konder e Itoupava Norte. Às 10h será a largada para os 200 que percorrerão 7 quilômetros. Todas as 400 vagas já foram preenchidas online.

Segundo a Corre Brasil, empresa promotora da Meia Maratona, a operação do evento será semelhante à prova realizada no Parque Beto Carrero no fim de semana passado. Em obediência à portaria estadual, a retirada dos kits pelos corredores precisa ser agendada pela internet. É proibida a presença de público e não haverá cerimônia de premiação.

Cada corredor terá de usar máscara antes da largada e receberá uma descartável na linha de chegada. Durante a corrida o uso é opcional. Antes da partida, deverá haver marcações no chão para indicar o distanciamento de dois metros entre os participantes.

Continua depois da publicidade

— De forma alguma a gente quer que seja uma manada, um monte de gente, de qualquer jeito. Nossa luta sempre foi pela regulamentação e que aconteça a fiscalização — promete a coordenadora de Projetos da Corre Brasil, Mariana Neves.

Segundo Mariana, a Fesporte já teria aprovado o plano do evento e agora faltaria apenas o aval da Saúde municipal. Consultada pela coluna, a Fesporte informou que o processo está em andamento. A Secretaria de Saúde disse que recebeu a documentação da meia maratona na quinta-feira (1º) e que está analisando. Segundo a nota do órgão, “antes de autorizar ou não a realização do evento, o poder público também vai considerar o momento da pandemia no Município, baseado no número de infectados, ocupação hospitalar e população vacinada”.

Se esse critério tiver peso na decisão, a corrida de domingo está sob risco. Blumenau observa alta no número de casos e o impacto já aparece nas internações em hospitais. Prefeitura, empresários e hospitais vêm pedindo à população que evite aglomerações e, sempre que possível, permaneça em casa.

— Estamos seguindo a regulamentação e mais até. O evento pode ocorrer sem interferir nos números da pandemia seguindo os cuidados que são propostos — afirma Mariana Neves.

Continua depois da publicidade

Corrida do Cerene

Além da meia maratona, a Corre Brasil já abriu inscrições para outra corrida de rua em Blumenau, a Corrida e Caminhada do Cerene. Como ela está agendada para 25 de julho, há mais tempo para regularizar a papelada. E para a pandemia ter um alívio.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Prefeito de Blumenau vai a Brasília atrás de verbas para Prainha e Complexo do Sesi

Oktoberfest Blumenau 2021 esbarra na Covid-19 e no tempo curto

Blumenau e região vivem contradição no combate à nova onda de Covid-19

Não existe meia infração de trânsito, embora muitos pensem como o vereador de Blumenau