Será encurtado nos próximos dias o corredor exclusivo de ônibus da Rua Itajaí, em Blumenau. As secretarias de Planejamento Urbano e Trânsito e Transportes reuniram-se com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e o martelo foi batido para tentar reduzir os congestionamentos no acesso ao Centro via Vorstadt. Nos próximos dias haverá um primeiro corte do trajeto, que pode ser ampliado no futuro.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
— Como o trânsito está bem congestionado, vamos antecipar um pouco a possibilidade de automóveis entrarem no corredor de ônibus — analisa o secretário de Planejamento, Éder Boron.
Pouco antes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, os coletivos passarão a dividir espaço com os automóveis. Se a medida aliviar as filas e não impactar demais o tempo de deslocamento dos passageiros de ônibus, um novo pedaço de faixa será cortado, até a faixa elevada do Hospital Santo Antônio.
Quando o corredor de ônibus da Rua Itajaí foi inaugurado, em 2019, o município calculou que as viagens de ônibus ficaram até 42 minutos mais rápidas. Além dos ônibus, ambulâncias com pacientes rumo ao hospital são beneficiadas pela faixa exclusiva.
Continua depois da publicidade
Apesar das mudanças, Boron aponta um equívoco coletivo no uso da estrutura de mobilidade dos bairros Vorstadt e Ponta Aguda. O secretário orienta os motoristas a usarem a ampliada Rua República Argentina para chegar ao Centro:
—Ela tem quatro pistas, ciclovia, área de pedestres, nova ponte para trazer boa parte do trânsito rumo ao Centro. E as pessoas não têm usado muito, ou por costume, ou por desinformação. Hoje a melhor mobilidade de trânsito daquela região é pela República Argentina.
É desejo do prefeito testar na Rua Itajaí, que tem poucas linhas de ônibus, um sistema de semáforo para compartilhar o corredor em determinados horários com os carros. Ainda não há um modelo definido e nem prazo de implantação.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
A nova ponte que Blumenau quer construir sobre o Rio Itajaí-Açu
Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, não vai ter torneira seca em 2022
Prefeito de Blumenau veta lei contra obras particulares que danificam ruas
Com atraso, reforma da Prainha de Blumenau entra na fase mais delicada