O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), disse nesta segunda-feira (17) que o transporte coletivo, parado desde 14 de julho, é apenas um dos vetores de transmissão da Covid-19. Ele concedeu entrevista ao vivo ao Bom Dia SC, da NSC TV. Participei da conversa e questionei o prefeito sobre a suspensão prolongada dos ônibus, enquanto outras atividades já puderam ser retomadas.

Continua depois da publicidade

— O transporte coletivo faz parte de um dos elementos que ajuda a multiplicar e circular o coronavírus. Não é o único. O próprio governo do Estado manteve o transporte coletivo na nossa cidade. Mesmo que nós quiséssemos retomá-lo, não podemos — respondeu.

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região via Whatsapp.

Hildebrandt também fez questão de citar restrições de horário e de capacidade de atendimento que permanecem em vigor para lojas, shoppings, restaurantes, academias e bares, entre outros setores. Para ele, a redução consistente de casos e de internações por Covid-19 em Blumenau nos últimos 15 dias tem relação com o conjunto de medidas.

Números melhores

Durante a entrevista, o prefeito de Blumenau enfatizou a melhora nas estatísticas durante o mês de agosto, após o pico de julho. A média móvel de casos registrados diariamente baixou para menos de 100 neste domingo. É a menor desde 28 de junho.

Continua depois da publicidade

Hildebrandt disse que o percentual de testes positivos caiu de 42% para 20%, demonstrando que há uma quantidade menor de pessoas transmitindo o coronavírus.

Cenários da Covid-19

Especialistas concordam que medidas restritivas decretadas na segunda quinzena de julho tiveram influência na queda no número de casos de coronavírus em Blumenau. Porém, é difícil saber quais delas deram maior resultado porque não houve intervalo de tempo suficiente entre os decretos.

Estima-se que medidas levem cerca de duas semanas para causar impacto nos gráficos de casos. A redução em Blumenau começou 16 dias após a parada do transporte coletivo e nove dias depois do fechamento das atividades não essenciais.

Nesta terça-feira (18), completam-se duas semanas da reabertura de comércio e restaurantes durante o dia. No próximo fim de semana, terão passado 15 dias desde o Dia dos Pais. E ainda será necessário observar o futuro impacto da liberação de bares e restaurantes à noite, que vale a partir desta semana. Ou seja, há uma grande expectativa sobre a manutenção dos números nos próximos dias e semanas.

Continua depois da publicidade

Caso a curva de casos continue em queda a despeito das alterações nas atividades comerciais, sobrarão duas hipóteses sobre a melhora dos números em Blumenau. Uma é a de que o transporte coletivo tenha, de fato, alta participação no contágio.

Na segunda possibilidade, especialistas supõem que o município esteja sentindo os primeiros efeitos de uma futura imunidade de rebanho — quando o número de infectados é tão alto que o vírus já não consegue circular como antes.

Entre o fim de agosto e o início de setembro, o cenário deve ficar mais claro.