A obra de prolongamento da Via Expressa de Blumenau, a nova SC-108, não inclui os viadutos necessários para conectar a BR-470 à Vila Itoupava. São nada menos que 15 das chamadas obras de arte, como viadutos e passagens de nível, deixadas de fora do contrato elaborado ainda no governo Raimundo Colombo (PSD). Essa informação passa ao largo dos discursos oficiais sobre a obra, hoje restrita aos três primeiros quilômetros. Mas merece atenção das lideranças regionais.
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A parte já licitada do prolongamento está a cargo da Cetenco Engenharia. A empresa foi autorizada a retomar os trabalhos em julho, após quatro anos de paralisação por discordâncias na prestação de contas. Na mesma ocasião, a Salver, que venceu a licitação para construir o viaduto da Guilherme Scharf, teve autorização para trabalhar. Só que a empresa desistiu da obra por considerar o orçamento defasado. Uma nova licitação terá de ser lançada. Como a Cetenco atingirá o ponto onde deveria estar o viaduto em 2022, uma coisa pode atrasar a outra.
O pior é que a situação da Guilherme Scharf é a mais adiantada. Nas outras 14 obras de arte, falta até projeto de engenharia. A travessia sobre a BR-470, ninguém sabe quem vai duplicar. Nem o DNIT a previu na duplicação da rodovia federal, nem o Estado contemplou no projeto do prolongamento.
A atual gestão da Secretaria de Estado da Infraestrutura atribui os problemas à decisão do governo anterior de fatiar o prolongamento em contratos diferentes. E de lançar a ordem de serviço, em 2014, antes de providenciar projetos e licenças. O secretário Thiago Vieira tem prometido que o governo fará a sua parte daqui em diante, para evitar novos atrasos.
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