O governo estadual informou aos municípios de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (18) quantas doses cada um terá direito nesta primeira fase da vacinação contra a Covid-19. Os números, apurados pela coluna em primeira mão, são estimativas de pacientes a serem vacinados em cada grupo e não incluem um adicional de aproximadamente 5% a ser enviado às regionais, que corresponde à perda operacional já esperada em campanhas de vacinação.
Continua depois da publicidade
> Primeira a receber vacina da Covid em Florianópolis é técnica de enfermagem de UTI
No início da noite o governo havia adiantado como será a divisão das 144 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao Estado entre as 17 regionais de saúde. As vacinas estão sendo distribuídas nesta terça-feira.
> Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Clique e entre no grupo do Santa.
Na lista do Estado estão discriminados, por município, os três públicos prioritários desta fase inicial da campanha de vacinação: pessoas com mais de 60 anos “institucionalizadas” em locais de longa permanência, povos indígenas e trabalhadores da saúde. O governo admite que apenas 30% dos profissionais de saúde poderão ser vacinados agora. Não há imunizantes em volume suficiente para atender a todos.
Continua depois da publicidade
> Veja fotos e vídeos da chegada da vacina contra a Covid-19 em SC
Todos os vacinados nesta primeira leva devem receber a segunda dose da Coronavac daqui duas semanas. As vacinas necessárias para o reforço permanecem na central de distribuição, em Florianópolis, por questões de segurança.
Veja a lista com a quantidade de doses destinadas para cada cidade de SC:
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também:
Vacinação contra Covid-19 em Blumenau e região: tudo que você precisa saber
Continua depois da publicidade
Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da Covid-19 em SC