O condomínio de Blumenau ocupado pela Polícia Militar desde a semana passada, numa operação contra o tráfico de drogas, começou uma vaquinha para pintar os prédios, que estão bastante deteriorados. A própria PM está ajudando a divulgar a campanha via internet. O objetivo é mudar também a aparência do local, que até dias atrás era dominado por facções criminosas.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Segundo o coronel Jefferson Schmidt, comandante da 7ª Região da PM, serão necessários entre R$ 25 mil e R$ 30 mil para dar cara nova aos três blocos do condomínio, que fica na Rua Botuverá, bairro Itoupavazinha. Quem quiser fazer um depósito deve usar o Pix do CPNJ do condomínio Parque da Lagoa: 12991298000128. O trabalho de pintura já começou, mas precisará de ajuda para ser concluído.

> Policiais jogam futebol com crianças de Blumenau em operação contra o tráfico.

Desde a semana passada, a presença da polícia no local tem sido ostensiva. O primeiro objetivo era devolver o controle do condomínio aos moradores. Depois, operários ergueram um muro e reativaram o controle de acesso. Órgãos municipais de saúde e assistência social também têm participado da ação.

Continua depois da publicidade

Embora seja o caso mais grave, este não é o único conjunto habitacional de Blumenau em que a combinação de problemas sociais e violência atormenta os moradores. Se o apoio do poder público prolongar-se e for eficiente para manter o crime afastado, a operação passará a ser referência.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.